quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Eu também sou vidente!!

Lendo o Estado de São Paulo de hoje, descobri que também sou vidente. Logo eu, aqui, que tanto destrato estes seres encantados, deve ser o que as pessoas chamam de ironia do destino. Uma daquelas do tipo em que a pessoa passa a vida dizendo que despreza pessoas do tipo x e no fim se apaixona pela pessoa do tipo mais x que ela já encontrou... Não é ótimo? Pois a matéria é uma reprodução de uma matéria que saiu no New York Times sobre o boom da procura de executivos do mercado financeiro por.... videntes! Mas não foi sobre isto minhas duas últimas postagens??? Sou ou não sou vidente?

Bom, não precisa ser o gênio da lâmpada para somar 2 + 2 e ver que o resultado nem sempre é 4! Explico. Quando as pessoas procuram videntes? Quando estão em crise... O que anda acontecendo no mundo das finanças mundiais? Talvez a maior crise desde os anos 30. Logo, eu que acompanho o mercado e estou falando neste blog de crenças absurdas, aproveito o momento para falar exatamente sobre isto. Isto não têm nada de vidência, têm a ver com percepção da realidade em volta.

A matéria fala de uma vidente "séria", que atende sempre de taileur Channel (ela deve ser o feminino dos galinhos, que defini noutro post. Vou chamar o feminino de galinho de Channelete!). Pois bem, esta Channelete em particular cobra US$400 por consulta, o que significa que dinheiro é importante para ela. Mas se ela sabe onde será bom aplicar dinheiro, e como o dinheiro importa para ela, porque ela mesma não aplica? Porque ela vende uma dica de futuro, que potencialmente vale milhões de dólares, por meros 400 dólares? Percebem que a matemática não bate? Alguém pode dizer que ela faz isto para ajudar as pessoas. Mas se ela quer realmente ajudar as pessoas, ela deveria ganhar milhões ela mesma, prevendo o futuro, e ajudar milhões de pobres que não têm o que comer. Ou seja, não bate mesmo. É pior ainda. Assim como existe uma boa vidente em Nova York, não têm porque não ter uma boa em Paris, outra em Londres, outra em São Paulo etc. Como o futuro é só um, todos iriam para o mesmo investimento, o que significa que o lucro final seria....... zero! Porque? É que nem corrida de cavalo. Paga mais quem recebe menos aposta. O favorito paga sempre quase nada...

Se você soubesse que a pessoa que gerencia os seus investimentos consulta uma vidente para aplicar seus recursos, você deixaria seu dinheiro nas mãos desta pessoa?

4 comentários:

South American Way disse...

a sra ta arrasando hahaha
viva o empirismo e ceticismo
hahaha
beijonesssss

Fernanda Steffens disse...

Oi Dani!
Obrigada!!!
Na verdade, eu estou me divertindo muito com este blog, mais do que eu esperava... Beijo bom!
Fernanda.

M disse...

Oi Fê,

é simples: as pessoas ganham dinheiro "aconselhando" no mercado financeiro da mesma forma que os místicos (leia-se adivinhos). No final eles sempre levam uma grana sua, mas vc nunca sabe o que fizeram.

Eu até consegui ganhar uma grana nos primeiros dias da crisa, mas como disse o Soros "não ter digo meus segredos". Depois que vim para a Hungria não consegui acompanhar o mercado em tempo suficientemente hábil para me salvar...

Fernanda Steffens disse...

Oi M! (Marcio? Quantos anos!)

Os místicos são.... místicos!

Você está na Hungria? Chopp quando
voltar a São Paulo??

Fernanda.