segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Eu visito estrelas... Ou porque a astrologia é um equívoco

Eu nasci em uma cidade que fica no meio do nada, no extremo do extremo oeste do Rio Grande do Sul, a 700 km de Porto Alegre. Existem certas vantagens de se crescer no meio do nada. Dá para tomar banho de rio, estar em outro país em 5 minutos (ok, a Argentina, mas vale!!), brincar na rua com todas as crianças da vizinhança etc. Mas existe uma outra vantagem na qual eu não pensava muito: As noites sem lua. Nestas noites, principalmente numa fazenda, o céu era tão limpo, tão cheio de estrelas, a mancha da via-láctea tão marcante, que deitada no chão olhando para cima parecia que eu seria engolida pela imensidão do céu. Além de poesias baratas, esta sensação desperta por dentro uma conexão entre nós e as estrelas. É mais do que natural pensar que de alguma maneira nosso destino está conectado ao que se passa no firmamento. Bem, realmente está, mas não como os astrólogos nos fazem crer.

Vejamos. Zodíaco é a região do firmamento que se estende por 8,5 graus a direita e a esquerda da eclítica. Eclítica é o caminho aparente do sol no céu: Basta marcar, todo amanhecer, onde em relação as estrelas o sol está nascendo (uma tarefa impossível para mim, que adoraria acordar duas da tarde todos os dias). Estes 8,5 graus têm a ver com a região do céu em volta da eclítica onde estão (ou estavam) os cinco planetas mais a lua, conhecidos pelos antigos. Muito bem, com isto eles definiram de maneira arbitrária 12 grupos de estrelas que eles chamaram de constelações. Cada constelação ocupando cerca de 30 graus da eclítica (que tem 360 graus). Inicialmente, estas 12 constelações representaram cada uma um mês com 30 dias. Só que com o tempo, esta divisão produz erros nos calendários, que foram aos poucos corrigidos. Por todos? Sim, menos os astrólogos...

Têm uma coisa complicada, chamada Precessão dos Equinócios (um movimento muito lento que desloca a intersecção do plano orbital da terra com o plano da eclítica, arghhhhh). Bom, esta precessão faz com que aconteça um deslocamento das constelações, de forma que hoje em dia os signos dos astrólogos não mais coincide com a posição das constelações na eclítica. Como? Bom, descobri que eu, que seria de sagitário, nasci mais provavelmente em outra constelação astronômica. Na verdade, todos os signos estão defasados! Im sorry, seu signo está errado! A coisa é ainda pior do que isto. Devido a este movimento do plano da terra em relação a eclítica, existem 13 e não 12 constelações no caminho do sol!!! Existe uma constelação extra atualmente, chamada constelação de Serpentário, localizada entre escorpião e sagitário. Ah ha, agora descobri porque eu nasci toda errada: Me criaram como sendo de sagitário, mas sou de serpentário, um signo que nem está no mapa astral ainda! É ainda muito pior. Se você incluir no zodíaco todos os planetas descobertos nos últimos 200 anos, o número de constelações sobe para 24... Mas é claro, para as pessoas das pseudociências complicações nunca são bem vindas... Eles não se preocupam com isto. Os astrólogos não querem saber se existem mais constelações. Eles odeiam que duvidem deles. Gravem isto: A ciência cresce na dúvida, as pseudociências crescem em certezas absolutas.

Tempos atrás, depois de uma aula em que falei sobre o assunto, fiquei pensando sobre os questionamentos dos alunos, que diziam que se a lua interferia com as marés, porque não iria interferir conosco? Pois bem, me dei ao trabalho de fazer a conta. Usei a mesma força que a lua usa para mudar as marés, e apliquei ela a nós, ao nascermos. Acontece que o médico e a enfermeira que estão presentes no nosso nascimento também fazem sobre nós o mesmo tipo de força que a lua faz nas máres: Força gravitacional. Meu resultado? A posição do médico e da enfermeira na hora do parto é mais importante para nós do que a posição da lua! O que me faz sugerir aos astrólogos: Incluam a posição dos dois na hora de fazer o mapa astral!!

Existem outros pontos. Por exemplo, a astrologia não dá conta do efeito da refração da luz das estrelas ao passar pela atmosfera. A refração faz com que a posição das constelações aparentes para nós não seja a posição verdadeira. E muitas outras. Mas é tarde e por hoje chega. Este post terá uma segunda parte...

14 comentários:

re disse...

Oi Fê, adorei seu blog... só que acho q, com Serpentário ou sem, vc devia fazer um mapa astral só pra ver do q se trata!! Beijos, Rê

Anônimo disse...

Oi Fêr,
Excelente! Claro, há infinitos outros argumentos contra a astrologia e poderias escrever por dias, mas nada se compara ao inexorável teste da realidade. A astrologia tem sido cuidadosamente testada nas últimas décadas e NENHUM efeito foi detectado. Aqui há uma palhinha sobre o assunto:
http://skeptico.blogs.com/skeptico/2005/02/what_do_you_mea.html

abs ,
jef

South American Way disse...

Opa, será que agora irei tornar-me mais cética??? Oh, mon dieu! bom texto, mas nós seres humnanos precisamos sempre de um pouquinho de 'mística' e explicações 'relacionais' para nos enquadrarmos no universo, será que é por isso que existem tantas 'pseudo-ciências'?
beijocas
Dani

Fernanda Steffens disse...

Oi Re!
Obrigada!
Olha só, eu sei do que trata o mapa astral: Várias afirmações genéricas que sempre cabem no nosso bolso. O fato é que, em geral, queremos acreditar. Não existe ninguém mais fácil de enganar do que a você mesmo. Quando lemos algo, pincelamos o que nos convêm e eliminamos o que não nos diz respeito. Além do mais, é muito bom tirar o peso da responsabilidade de nossas ações de nossas costas. Se nosso destino, mesmo que em potencialidades, está traçado nas estrelas, então se algo dá errado na minha vida não é de minha inteira responsabilidade: É porque eu nasci em tal hora, em tal lugar... Ou seja, não sou totalmente responsável pelas coisas que acontecem comigo. Na verdade, acreditar nisto tudo, meio que me parece um medo de crescer, de sair da infância, da época dos pensamentos mágicos...

Beijo!

Fernanda

Fernanda Steffens disse...

Oi Dani!

Acho que é por isto mesmo. Mais ou menos como eu falei da Renata. Me parece que é relacionado com o medo de se ser responsável por seus próprios atos. É bem melhor ter uma numerologia, uma astrologia, ou seja lá o que for, indicando o seu futuro, do que você mesmo tomar as rédeas de sua vida. Com certeza parece ser mais cômodo, mas no longo prazo é uma vida não vivida.

Beijão!!

Fernanda

nelson ebelt disse...

ótimo!

Anônimo disse...

pra mim isso tudo é tão claro, que adorei, naturalmente, acho que é porque sou de libra e ....ahahah
queremos a segunda parte

Nádia Lopes disse...

aaaaaaaah, FE
eu gostei demais...deve ser por que sou peixes e acredito em tudo..ahahahha
beijooooooooo

Anônimo disse...

Sensacional, Fer! Gosto muito quando reforças que quem cuida da nossa vida somos nós, e não as estrelas. Mas que os signos têm seu charme, têm.... é a nossa perfumaria.

Que bom vê-la de volta. Beijão!

claudia disse...

Muito interessante!!! Mas por essas e outras eu prefiro o Eneagrama. Bjão.

Fernanda Steffens disse...

Oi Claudia!
Bom, eu sinto muito, mas o eneagrama será muito provavelmente um dos meus próximos temas. Não sobreviverá!
Fernanda.

Fernanda Steffens disse...

Oi Juliana!
Sim, claro, os signos tem um puta
charme! Quantas cantadas já não começaram com a linha básica: acho que você é de Leão! Mas é só isto, perfumaria!

Cuida bem do meu irmão!!!!!!!!

Grande beijo, Fernanda.

Sazinha disse...

Po, Fernanda, mas você que é muito mais bem informada que qualquer um desses caras, deveria inaugurar uma nova astrologia com serpentarianos e afins...

Oh, dava pra ganhar muita grana refazendo o mapa astral da galera desatualizada.

Aliás, você poderia fazer uma publicação anual com atualização do mapa de cada um, assim como esses guias da cidade que sempre vêm com um nome de rua mudado e coisa e tal.
Eu daria o maior apoio (apoio da classe artística sempre faz esses negócios crescerem)!
Quá!

Beijos e até segunda
Samantha

Anônimo disse...

Eu acredito em Fernanda Steffens. :)
beijos!
Luara