sábado, 3 de maio de 2008

Então é o inicio

Sempre achei que esta coisa de ter um blog era uma grande
egotrip. E na verdade continuo achando. Mas, como uma vez
um psicanalista amigo meu me disse, um dos maiores problemas
do ser humano é manter a cabeça ocupada. Pois bem, resolvi
manter a minha ocupada, nos meus horários de ócio, escrevendo
este blog. Decidi escrever sobre algo que eu acho divertido: a
defesa da razão contra o obscurantismo da pseudociência que
nos assola diariamente.

Quem não conhece alguem que acredita em discos voadores?
Ou que não segue a vida sem consultar seu mapa astral? Pior,
conheço casos de relações amorosas (?!) que terminaram porque
os signos não eram compatíveis. Ou pessoas que adoram um tarot.
A lista é enorme: OVNIS, astrologia, numerologia, reflexologia,
búzios, feng-shui, cromoterapia, algumas explicações para altas
e baixas de preços de ativos e bolsas de valores, inconsciente
coletivo e sincronicidade, eneagrama, loucura (ops, me enganei)
terapia de vidas passadas, poder das pirâmides etc. Isto tudo
prova uma coisa: não existe limite para nossa imaginação...
Até o cinema tem colaborado. Provavelmente o fime Quem
Somos Nós seja o caso mais nefasto, porque transveste de
seriedade uma série de conceitos errados. Em um dos próximos
blogs vou abordar este filme . Não vou abordar o filme O
Segredo porque seria covardia!

O objetivo deste blog é ir, ítem por ítem, desconstruindo todas
estas idéias usando o que temos de mais poderoso: bom senso
aliado a diligência factual e a lógica. Claro, para muitas pessoas
são as idéias que importam, não os fatos. Para mim? Neste exato
momento o que importa é me divertir mostrando as coisas como
elas se apresentam para nós. Espero que quem leia se divirta
tanto quanto eu estou me divertindo escrevendo tudo isto.
Enjoy it!!!

Fernanda Steffens


6 comentários:

Clarissa Barth disse...

Oi, Fernanda! Bem-vinda ao mundo dos bloggeiros! Li teus dois primeiros posts e estou me controlando prá não te provocar, porque atualmente estou defendendo muito mais o obscurantismo contra a razão, ha! Mas isto tu já sabes. Boa sorte na tua empreitada, vou voltar aqui sempre. E quando quiser tomar um café de bruxa, cercada de orixás e deusas indus, aparece lá no meu blog... (Ah, o Oswaldo está lá, meio amordaçado mas está!) Beijos!

nelson ebelt disse...

tá, tô esperando o comentário do filme:"Quem somos nozes"!!!

Anônimo disse...

Disco voadores, London London...RPM, very eighties!
Flying saucer in the skies...
Caetano Veloso sem duvida!
Iluminismo and disco balls,
I love it!
My Pradas and Guccis, no Fioruccis...althought reallity is quite boring
I would love to have sex with an Alien...maybe two
Not at the same time!!!
Actually I was an Alien for a few years, that is how they call us...Aliens...but now i'm a citizen.
Cidadao do mundo, deste mundo e de varios submundos, pseudomundos, alguns inmundos,
Adorei teu blog,
Beijos,
Fernando

Fernanda Steffens disse...

Oi Fernando!
A realidade pode ser chata mesmo.
Então compra uma garrafa de
um bom espumante e boa viagem!!!
RPM? Show em Porto Alegre em 1986.
Viagem total!
Beijos!
Fernanda Steffens

Felipe Vesgo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernanda Steffens disse...

Oi Felipe!
Como falei numa outra resposta, a física daqui e em outros sistemas da galáxia é a mesma. Como sabemos disso? Por observações astronômicas. Fazemos as observações, aplicamos as leis que descobrimos aqui, e tá tá tá tá, as nossas contas batem com o que é observado. O que significa que, entre outras coisas, a velocidade da luz é um limite superior de velocidade. E mais, não importa o quão mais avançada seja a tecnologia deles, a energia necessária para mandar uma nave espacial numa jornada dessas é realmente grande, para qualquer planeta. Sem falar nas possibilidades de eles rumarem, por coincidência, exatamente dentro daqueles 0,001 graus do campo de visão deles....

Fernanda.

ps: não beba muito!!!!