quarta-feira, 18 de março de 2009

A probabilidade de eu encontrar você é...



A figura aqui do lado é um barato. Qualquer pessoa que já viu um gráfico de bolsa de valores vai dizer, sem pestanejar, que este é um tipo gráfico das variações da bolsa, principalmente estas quedas e subidas abruptas, típicas destes tempos de crise financeira. De onde eu tirei esta figura? No fim de semana que passou eu estava entediada e pensei em fazer a seguinte brincadeira: O que acontece se eu escrever um pequeno programa de computador que, para cada intervalo de tempo fixo (um minuto, uma hora, um dia, seja lá o que for) simula uma moeda sendo jogada para cima? Escrevi este programa e pedi para ele fazer o seguinte: Começando do número 100, se der cara o programa adiciona um ponto, se der coroa o programa subtrai um ponto. E vai somando. O resultado é a figura acima. Ou seja, partindo de jogadas completamente aleatórias, ´é possível reproduzir um comportamento idêntico ao visto nas bolsas! Conclusão? Próximo parágrafo...

Quem acompanha o mercado diariamente com certeza escuta as mais variadas explicações, dadas pelos Galinhos e pelas Channeletes, para as causas da bolsa ter subido ou caído em um dia em particular. O que o gráfico acima diz é que este palavrório todo é besteira, o sistema é completamente aleatório! Como muita coisa na vida, aliás... E é muito interessante porque, mesmo que a probabilidade da moeda em meu programa fornecer cara ou coroa seja a mesma, existe uma clara subida, de cerca de 100%, no intervalo de tempo considerado. Isto não é uma contradição, pois se eu deixar o programa rodar por um intervalo de tempo suficientemente longo, o gráfico vai necessariamente cair para 100 pontos novamente... Louco, não?

Vocês continuam confiando nos analistas financeiros? O mundo é uma probabilidade, apenas isto. Apenas uma probabilidade para exigirmos demais dele.... Eu vou continuar este tema e este post. Por enquanto, boa sorte com as economias de vocês!

2 comentários:

Rusizmas disse...

Esse gráfico não "demonstra" isso. Aliás, toda a tua análise é infundada. Dizer que a bolsa é complexa _demais_ é uma coisa, agora, dizer que ela é em essência _totalmente aleatória_ é totalmente outra...

Esses "céticos" modernos e sua epistemologia furada...

Fernanda Steffens disse...

Oi
É claro que no longo prazo, tudo o mais constante, é o fundamento de uma empresa que determina se o valor de sua ação vai subir ou cair. Só que o tudo o mais não é constante... Podemos falar apenas de probabilidades. Assim, uma empresa com um bom fundamento de uma probabilidade, talvez maior, de ter suas ações valorizadas no longo prazo. Mas no curto prazo, as oscilações que ela sofre são sim completamente aleatórios - o que invalida todas as explicações, umas bastante estapafúrdias, que vemos na mídia todos os dias.

Eu não falei que demonstrei qualquer coisa. Eu falei que o gráfico gerado por escolhas aleatórias produz um comportamento típico de bolsa. Posso extender isto e fazer um artigo científico, tipo estudar várias ações e ver se as suas distribuições de preços seguem aqueles típicos de caminhos randômicos? Sim, posso. Na verdade existem estes estudos. E, se você (Rusizmas) fizer o favor de se identificar, pode me escrever e te passo estes estudos. Posso inclusive te encontrar pessoalmente e te passar todos os argumentos.

Obrigada,
Fernanda.