quarta-feira, 18 de março de 2009

A probabilidade de eu encontrar você é...



A figura aqui do lado é um barato. Qualquer pessoa que já viu um gráfico de bolsa de valores vai dizer, sem pestanejar, que este é um tipo gráfico das variações da bolsa, principalmente estas quedas e subidas abruptas, típicas destes tempos de crise financeira. De onde eu tirei esta figura? No fim de semana que passou eu estava entediada e pensei em fazer a seguinte brincadeira: O que acontece se eu escrever um pequeno programa de computador que, para cada intervalo de tempo fixo (um minuto, uma hora, um dia, seja lá o que for) simula uma moeda sendo jogada para cima? Escrevi este programa e pedi para ele fazer o seguinte: Começando do número 100, se der cara o programa adiciona um ponto, se der coroa o programa subtrai um ponto. E vai somando. O resultado é a figura acima. Ou seja, partindo de jogadas completamente aleatórias, ´é possível reproduzir um comportamento idêntico ao visto nas bolsas! Conclusão? Próximo parágrafo...

Quem acompanha o mercado diariamente com certeza escuta as mais variadas explicações, dadas pelos Galinhos e pelas Channeletes, para as causas da bolsa ter subido ou caído em um dia em particular. O que o gráfico acima diz é que este palavrório todo é besteira, o sistema é completamente aleatório! Como muita coisa na vida, aliás... E é muito interessante porque, mesmo que a probabilidade da moeda em meu programa fornecer cara ou coroa seja a mesma, existe uma clara subida, de cerca de 100%, no intervalo de tempo considerado. Isto não é uma contradição, pois se eu deixar o programa rodar por um intervalo de tempo suficientemente longo, o gráfico vai necessariamente cair para 100 pontos novamente... Louco, não?

Vocês continuam confiando nos analistas financeiros? O mundo é uma probabilidade, apenas isto. Apenas uma probabilidade para exigirmos demais dele.... Eu vou continuar este tema e este post. Por enquanto, boa sorte com as economias de vocês!