terça-feira, 12 de maio de 2009

Sobre médicos e loucos


Um tempo atrás publiquei um post falando da farsa que é a homeopatia. Eu queria ter falado também sobre acupuntura, mas não deu espaço. Eis que hoje, lendo a Folha de São Paulo, vejo esta linda notícia sobre um estudo publicado na revista Archives of Internal Medicine, da Associação Médica Americana. Neste estudo, os médicos fazem um tratamento usando a acupuntura e um outro usando palitos de dente, em pacientes que sofrem de lombalgia. Resultado? Eu não precisava ter lido até o fim, já sabia... Mas vamos lá. No caso com os palitos de dente, eles construíram algo que parece que finca na pele mas não finca, simplismente cola. E mais, os palitos foram aplicados completamente longe dos locais que acupuntura diz que devem ser aplicados - no chamado alinhamento dos "chakras". Pois bem, uma quantidade igual de pacientes, os da verdadeira e os da falsa acupuntura, relataram melhoras!! Ou seja, não existe diferença entre o "real" e o placebo, significando que tudo é pura sugestão mesmo, o efeito da melhora é porque o paciente estava convencido que iria melhorar... Sei que não vai adiantar, as pessoas vão continuar procurando estes tratamentos milenares, porque se é milenar deve ter um fundo de verdade! O fato é que não, não tem. O fato de ser milenar só significa que as pessoas adoram um auto-engano a milênios... Nada mais do que isto.

Aliás, falando nisto, outro dia fiquei sabendo que a faculdade de Medicina de Botucatu organiza um encontro de médicos espíritas. Tem até uma tal de "Dra." Niura Padula, que é docente do departamento de Neurologia e Psiquiatria, que é especialista em "Quociente Espiritual"! Psiquiatra? Definitivamente, acho que ela precisa de um! Eu imagino uma pessoa altamente deprimida e com tendência suicida chegando para uma consulta. E imagino ela hesitando entre dar um antidepressivo e um estabilizador de humor ou receitar um passe... O que quero dizer é que ela pode acreditar no que ela quiser, mas não misture isto com medicina... Não sei não, mas acho que deveria ser obrigatório nas faculdades de medicina uma disciplina sobre método científico. Eles poderiam, por exemplo, passar durante todo o semestre o seriado House - que é o melhor programa da TV em muito tempo, além de estar repleto de lições sobre o método científico. Ou, se os estudantes e professores acharem muito complicado, eles podem passar o seriado Scooby-doo! Que também é ótimo para o método científico.

Boa sorte na sua próxima consulta!

7 comentários:

Anderson disse...

Acho gozado uma psiquiatra se metendo numa coisa dessas. O meu problema de depressão e nervosismo está sendo tratado com Prozac e Lexotan. Não tem nada de espiritual nisso; imagino agora o psiquiatra que me atende me dando um passe! Ia ser muito engraçado.

Anderson disse...

Ah professora ... então, eu ganhei na enquete lá hein. Quero ler um post sobre mecânica quântica. Gostaria de ler uma crítica sua à essa mania de alguns místicos de associar a física quântica à fenômenos "transcedentais". Já vi muito disso em documentários e reportagens.
Até mais!
Anderson do Mackenzie

furio disse...

Acredito sim na homeopatia, enrolada em pequenos pedaços de papel, acionada por método de combustão e inseridos por meio de vácuo pulmonar. Já o passe, só se for pra levar até a farmácia onde vende o referido produto supracitado.

Fernanda Steffens disse...

Oi Furio
Espirituoso o seu comentário!
Fernanda

Fernanda Steffens disse...

Oi Anderson
Sim, como eu acabei de falar num post, vai sair algo sobre a Mecânica Quântica nos próximos dias!
Um abraço
Fernanda

Unknown disse...

Já tentei muita acreditar nestas coisas. Já frequentei alguns lugares mas, no fundo, só o que funciona é nossa atitude concreta quanto a algumas coisas.
Temos que acreditar em algo mas não em qualquer coisa. Devemos sempre duvidar, perguntar, pesquisar, estudar, conhecer antes de afirmar qualquer coisa.
Se uma pessoa acredita firmemente em algo é claro que isto vai influenciar a vida dela. Resta saber se vai influenciar de forma concreta e positiva.
O mundo já não é suficientemente belo e o universo incompreensível para que tentemos arrumar respostas que provavelmente nunca serão encontradas.

João Luiz Pereira Tavares disse...

O Corvo de nossa Amada Mãe -- deusa-bruxa -- vai morder nossos inimigos antipetistas.



E o PT é Mãe, é Nossa Amada Mãe, é claro. Mãe dos pobres. Mãe do PAC, de acordo com Nosso ilibado CHEFE, barbudinho. Sendo Nossa Amada Mãe, jamais deve ser criticada... E a representante mór é nossa Amada Coração Valente©, a dilma. Nossa deusa criada pelo milionário demiurgo João, com o nome divino registrado de Coração Valente©. João, puro, o Santana, petista milionário que foi preso pelo vilão do Mal Sergio MORO (isso de acordo com Nossa Religião do Petismo -- o fato de MORO ser entidade do Mal -- e em conformidade com Nossos amados blogs que devemos, só & somente só, ler sempre. Jamais outros).

MORO é mesmo do MAL (pois quer indagar Nosso inocente Amado Chefe).

Mas vamos rezar e orar para Nossa deusa Brega Coração Valente© e para o CORVO que fica sobre o ombro de Nossa deusa, que tudo vai dar certo. Ela voltando, por ser uma deusa baranga e poderosa, tudo iria mudar para a perfeição e pureza Petista. Amém. Amém. Amém.