domingo, 30 de novembro de 2008

Sim, água faz bem...

Quando eu era criança eu queria fazer medicina. Muitas crianças querem. Mas eu fui além. Eu era uma criança tão sem noção do mundo, tão ingênua, que por volta dos 11 ou 12 anos, depois de "estudar" por conta própria alguns conceitos básicos sobre doenças, procedimentos médicos etc, eu fui até o hospital da pequena cidade em que eu morava para... pedir um estágio!! Nem eu acredito que fiz isto. O fato é que eu acabei, na adolescência, descobrindo a física e foi uma paixão fulminante, que dura até hoje. Estas escolhas devem dizer muito sobre mim: Médicos e físicos são as duas classes com o maior número de pessoas arrogantes que eu conheço. É um páreo duro, pois enquanto os médicos têm, em tese, o poder de vida e de morte, os físicos têm o poder do conhecimento do funcionamento do universo... Quem dá mais? Uma mesa de bar com um médico, um físico e um argentino deve ser muito engraçada! Mas isto não justifica o fato de o conselho federal de medicina ter reconhecido a homeopatia como prática médica em uma resolução de 1980, conforme acabei de ler na página do CRM de São Paulo.

Eu imagino que exista uma disciplina de química básica nas escolas de medicina. E também imagino que nesta disciplina os futuros médicos devem aprender que existe uma coisa chamada número de Avogadro: Existem cerca de 602000000000000000000000 átomos/moléculas de uma dada substância em cada mol de matéria. É um número absolutamente enorme, o que implica, a primeira vista, que é fácil encontrar uma molécula de uma dada substância mesmo quando a misturamos com, por exemplo, água. Então digamos que diluímos esta dada substância em água, algo como para cada litro da substância, colocamos 10 litros de água. Obviamente, a chance de encontrar uma molécula da substância inicial após a diluição será de 10%. Se repetirmos este processo mais uma vez, a probabilidade cai para 1%. E se repetirmos por 30 vezes? A probabilidade fica 0,0000000000000000000000000001% !!!! Você acha que é pequena, inimaginável? É mais fácil você ganhar na mega-sena todas as semanas da sua vida, jogando apenas 6 números por semana, do que achar uma molécula da substância inicial depois de 30 diluições seguidas! Agora, pasmem: Na homeopatia, a diluição de 30 vezes é quase um desvio, o normal é diluir 100 ou 200 vezes... Ou seja, os remédios homeopatas são água pura! E o CFM endossa isto, inclusive com provas para o título de especialista. Será que eles tem alguma questão sobre química básica nas provas? Me dá medo, realmente medo, pensar que o CFM assina embaixo deste mambo jambo sem pé nem cabeça.... Me faz pensar nas outras especialidades...


Mas algumas pessoas dizem: Eu só me trato com homeopatia e me curo na maior parte das vezes. Porque elas melhoram com água pura? Por duas razões. A primeira é que nós temos um sistema imunológico. A segunda é o efeito placebo. Nosso corpo é uma máquina maravilhosa, com o sistema imunológico sendo uma parte particularmente engenhosa. Eu sou louca, não bato bem mesmo, e digo isto porque toda a vez que eu tenho febre causada por algum tipo de infecção, eu fico maravilhada com o fato de eu estar tendo febre exatamente para ajudar a combater vírus e bactérias que estas causando esta mesma infecção. É algo absolutamente fantástico. O corpo sabe cuidar de si mesmo na maior parte das vezes. Não importa se você tomou água pensando se era remédio ou não... E, para isto, entra em cena também o efeito placebo. Exemplo de efeito placebo: Alguém dá grama para o sujeito fumar, dizendo que é maconha. E o sujeito viaja... Este efeito é bem conhecido na medicina (obviamente, menos para o CFM...) e em geral, para evitar que se venda gato por lebre, todo o remédio que você compra em uma farmácia passou por um teste chamado duplo-cego. Neste tipo de teste, são fornecidos para os pacientes as drogas que se quer testar e um placebo (farinha, água etc). No duplo-cego, nem o paciente sabe se está tomando um placebo ou não e nem a pessoa que está admininistrando a medicação. É um sistema particularmente eficaz para se evitar efeitos de sugestão, ou seja, de a pessoa desencadear efeitos bioquímicos no próprio corpo que mascarem os sintomas da doença e apresente melhora no seu estado clínico, simplismente porque alguém falou para ela que aquele medicamento em particular iria melhorar sua saúde. Que as pessoas são sugestionáveis a níveis incríveis é uma grande verdade. Vou falar disto num post futuro. O que definitivamente não é verdade é que água pura atua bioquimicamente no seu organismo.

Acontece que os homeopatas dizem que mesmo após a diluição a água conserva uma "memória" da substância original... Água com memória? Sim, eles dizem que as moléculas de água carregam, de alguma maneira, propriedades da substância original que acabam fazendo o efeito desejado no organismo... Qualquer semelhança com o caso do tenista que eu mencionei antes não é mera coincidência... Isto tem um nome: Se chama pensamento mágico. Minha sugestão ao CFM: Façam um simpósio para discutir o assunto com químicos de ponta, com físicos atômicos e moleculares, e deixem de ser motivo de piada... Eu incluí os físicos para ser coerente com a arrogância que falei no início do post, se bem que eles realmente são úteis as vezes! :)

Vou dormir! Próximo post?

3 comentários:

Unknown disse...

Profa., olha que incrível: cresci tomando medicamento homeopático e vendo minha mãe fazer mapa astral, ler tarô e coisas do gênero.

Hoje não sei se acredito ou não, mas tenho certeza que, dentro dos pressupostos científicos, não têm fundamento. E acho que o efeito placebo funcionou muito bem em mim por diversas vezes =D

[]s,
Raimundo

Fernanda Steffens disse...

Oi Raimundo
O fato de você ter sido tratado com remédios homeopáticos e ter sobrevivido só quer dizer que... você têm um sistema imunológico... Na maior parte da história da humanidade, as pessoas cresceram e viveram sem tomar qualquer remédio. E você teve sorte de não ter contraído alguma doença mais grave.

Quanto a crescer vendo sua mãe fazer mapa astral: Isto explica teu comportamento em sala de aula!!! :)

Anônimo disse...

Não sei se você viu, mas, criaram até um periódico para que os "pesquisadores" publicassem os trabalhos sobre homeopatia... Quer dizer, estão querendo transformar essa bobagem em coisa séria. E prá piorar, existem químicos, físicos e outros que se dizem cientistas que acreditam nisso...

:) Raquel