segunda-feira, 19 de maio de 2008

Na dúvida, não ultrapasse...



Um pouco mais de luz, please...

Quando decidi escrever este blog fiquei pensando se eu não estava sendo radical demais. Mas eis que abro a Folha de São Paulo de hoje e vejo a notícia que um grupo de juízes, promotores e delegados, participantes de uma associação espírita, querem introduzir cartas psicografadas como provas em processos judiciais... Um conselho. Leiam o ótimo "Cartas sobre a Tolerância", de John Locke, um filósofo inglês do final do século 17, onde ele argumenta com brilhantismo porque qualquer linha religiosa deve ficar de fora das decisões dos magistrados. Um pouco mais de luz, por favor...

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Discos Voadores

Eles estão em toda a parte, "aparecem" para milhares de pessoas e, assim mesmo, não existe uma única foto clara ou filme detalhado de discos voadores. Algumas pessoas inclusive relatam ter tido sexo com seres alienígenas! O que deveria virar em uma nova classificação: alienofilia! Mas, se eles estão entre nós, como dizia a série Arquivo-X, como chegaram até aqui? Vejamos...

Na nossa galáxia, a via-láctea, existem cerca de 100 bilhões de estrelas. É muita estrela. Será que existem planetas com alguma forma de vida em todas elas? Vamos ser bem otimistas e supor que em cerca de 1% delas, alguma forma têm chance de se desenvolver. Mais, vamos supor que em 1% destas, desastres naturais (tipo o efeito estufa de Vênus) não acabou com o desenvolvimento desta vida incipiente. Ainda, digamos que em 1% do que sobrou algum tipo de vida inteligente se formou. E que, finalmente, em 1% destes, o nível de inteligência chegou a um nível igual ou superir ao nosso. Como falei, isto é muito otimista, mas ainda assim implica que em cerca de 1000 planetas da nossa galáxia existe uma civilização num nível comparavel ou maior do que a nossa. Muito bem, dirão quem já viu um disco voador, isto mostra que existe vida abundante lá fora. Certo e errado. Porquê? Vejamos o tamanho da nossa galáxia.

O tamanho do nosso sistema solar é de 11 horas luz. O que significa que a luz demora 11 horas para percorrer o comprimento do nosso sistema. A nossa galáxia, no entanto, têm cerca de 100 mil anos luz de diâmetro!! Significa que a luz demora 100 mil anos para percorrer a via-láctea de uma ponta a outra. Se nós aproximarmos nossa galáxia por um disco, o que não é uma má aproximação, significa que cada planeta inteligente estaria separado do outro por cerca de 100 anos luz! (Para quem quiser a conta, esta e outras, pode pedir que eu mando...).

Muito bem. Agora que nosso vizinho mais próximo, e potencialmente mais inteligente que nós, está a apenas 100 anos luz de distância, é claro que eles estão aqui! Mas veja, nosso sistema solar de 11 horas luz de tamanho é apenas cerca de 0,001 graus de todos os 360 graus que eles olham em volta deles. A situação, na verdade, é ainda pior do que esta porque a galáxia não é um disco chato, mas possui uma espessura. Assim, a chance de eles sairem viajando em qualquer direção e toparem com a gente é baixíssima! Bom, mas e se eles nos viram antes, com algum tipo de telescópio, lá do planeta deles?

Vejamos. Não existe como eles nos verem, assim como a gente vê uns aos outros, numa distância de 100 anos luz. Mas, talvez, eles tenham captado ondas eletromagnéticas, como ondas de rádio e TV. Acontece que a terra emite estas ondas com sinal razoavelmente forte a apenas cerca de 70 ou 80 anos. Ou seja, mesmo estas ondas viajando a velocidade da luz, como elas viajam, elas ainda não chegaram a um planeta em que a luz demora 100 anos para chegar!!!!! Logo, impossível!

Mas, digamos de novo, que vencendo todos as probabilidades, um dia eles lançaram uma nave extamente nos 0,001 graus em que eles topariam com o nosso sistema solar. Bom, eles devem ter lançado esta nave mais de 100 anos atrás para ela poder estar aqui agora. E mais, esta nave têm que ter viajado a velocidade da luz (nada, absolutamente nada que tenha massa, pode se mover mais rápido que a luz). Acontece que para levar uma nave de, digamos, uma tonelada até a velocidade da luz (nave levíssima), a quantidade de energia necessária é tão, mas tão absurda, que não vale nem a pena mencionar aqui. A gente não se dá conta, mas energia é um negócio caro e dá um trabalho enorme armazenar e transportar. Assim, um planeta se mobilizar, gastar uma quantidade absurda de energia, e mandar uma nave que não voltará pelas próximas centenas de anos, em uma direção arbitrária, onde a chance de encontrar algo é desprezível, vai além de qualquer bom senso, mesmo para um alienígena...

Para entender isto melhor, vamos fazer de conta que estamos na Inglaterra no século 17. Um belo dia, um certo Capitão Smith acorda e pensa: deve haver uma Pocahontas para mim do outro lado do oceano! Ele nunca viu ela, nem sabe se existe e nem sabe onde está. O que ele faz? Se joga no mar e nada durante vários anos atravessando o atlântico norte. Só existe UMA Pocahantas na costa da américa do norte, mas eis que Smith, depois de anos nadando e gastando uma energia absurda para isto, emerge exatamente na praia em que Pocahantas está tomando banho de sol! O que ele faz? Em vez de falar com ela, ele se esconde!!!!!! (Agora eu entendo porque a Pocahontas casou com outro e não com ele!). A analogia com discos voadores é exatamente esta. Eles gastaram uma quantidade enorme e quase imensurável de energia e tempo, contra todas as probabilidades, chegaram aqui e se escondem da gente!!

MAS, várias pessoas afirmam que viram discos voadores. Bem, o engraçado é que eles nunca aparecem para pessoas como eu. Eles sempre aparecem para pessoas que têm uma tendência enorme a acreditar em um monte de coisas que "elevem" a sua vida interior. Em geral, quem já viu um disco voador, acredita em 3 ou 4 (se não todos) dos ítens da pequena lista que citei no post Então é o início, de 03/05/08. Ou seja, a aparição de discos voadores provavelmente fale mais da psicologia de quem vê do que dos "discos" propriamente ditos... Cansei por hoje, talvez volte ao assunto no futuro. Próximo post: Astrologia!

sábado, 3 de maio de 2008

Então é o inicio

Sempre achei que esta coisa de ter um blog era uma grande
egotrip. E na verdade continuo achando. Mas, como uma vez
um psicanalista amigo meu me disse, um dos maiores problemas
do ser humano é manter a cabeça ocupada. Pois bem, resolvi
manter a minha ocupada, nos meus horários de ócio, escrevendo
este blog. Decidi escrever sobre algo que eu acho divertido: a
defesa da razão contra o obscurantismo da pseudociência que
nos assola diariamente.

Quem não conhece alguem que acredita em discos voadores?
Ou que não segue a vida sem consultar seu mapa astral? Pior,
conheço casos de relações amorosas (?!) que terminaram porque
os signos não eram compatíveis. Ou pessoas que adoram um tarot.
A lista é enorme: OVNIS, astrologia, numerologia, reflexologia,
búzios, feng-shui, cromoterapia, algumas explicações para altas
e baixas de preços de ativos e bolsas de valores, inconsciente
coletivo e sincronicidade, eneagrama, loucura (ops, me enganei)
terapia de vidas passadas, poder das pirâmides etc. Isto tudo
prova uma coisa: não existe limite para nossa imaginação...
Até o cinema tem colaborado. Provavelmente o fime Quem
Somos Nós seja o caso mais nefasto, porque transveste de
seriedade uma série de conceitos errados. Em um dos próximos
blogs vou abordar este filme . Não vou abordar o filme O
Segredo porque seria covardia!

O objetivo deste blog é ir, ítem por ítem, desconstruindo todas
estas idéias usando o que temos de mais poderoso: bom senso
aliado a diligência factual e a lógica. Claro, para muitas pessoas
são as idéias que importam, não os fatos. Para mim? Neste exato
momento o que importa é me divertir mostrando as coisas como
elas se apresentam para nós. Espero que quem leia se divirta
tanto quanto eu estou me divertindo escrevendo tudo isto.
Enjoy it!!!

Fernanda Steffens